sexta-feira, 4 de maio de 2012

40. Ana Medeiros

“Igreja da Lapa”
Óleo s/tela
116x89 cm

Ana Medeiros é sinónimo de paixão: paixão pela arte, paixão pelo que faz, paixão pela superação, paixão pelo atingir de objectivos que, alguns, poderiam julgar  impossíveis de alcançar.
Pintora por paixão, pintora por destino, é desta forma que Ana Medeiros revela-se e assume-se perante todos aqueles que, como ela, amam a arte, em todas as suas dimensões, com todos os seus significados.
Transformando o sonho em realidade, a sua vida e a sua obra assumem uma denotação concreta, nada abstracta, feita de cognições captadas do mundo e do ambiente circundantes às quais imprime o seu cunho pessoal, marcado pela liberdade como encara a vida e o seu próprio ofício.
Do seu pincel nascem, pois, obras que procuram fixar um “impressionismo libertário”,onde a cor, pelo que evoca e traduz, de forma luminosa, e o livre arbítrio, na escolha dos temas e das técnicas desempenham, um papel fundador.
“Cidades do Meu Pais”,”Estações do Ano”, ”Marinas”, ”O Porto”, ”Naturezas Mortas”, são apenas algumas das propostas que Ana Medeiros tem vindo a apresentar ao longo do seu jovem percurso enquanto pintora. Nestas,assim como no restante da obra, constata-se uma transformação do real de forma endógena, fruto de uma grande experiência e de um grande amadurecimento enquanto pessoa.
Ana Medeiros é natural do Porto, sendo também nesta cidade que reside e onde, desde 2005,desenvolve a actividade artística em atelier próprio. É nesse mesmo ano que inicia a exposição da sua obra, com a participação na colectiva “Ipanema Park”.
Em 2006 apresenta a primeira exposição individual na “Galeria O’Porto”.
Nos anos 2007 e 2009 esteve presente com Semana Aberta no seu próprio atelier e na XXIV exposição colectiva de pintura da Cooperativa Árvore.
Em 2010 participa, como artista convidada, na exposição colectiva da Galeria de Arte “AP’ARTE”.
Em 2011 expõe individualmente na Galeria AP’ARTE.                 

Sem comentários:

Enviar um comentário