quinta-feira, 10 de maio de 2012

45. Fernando Gomes

“Porto Antigo”
Aguarela


Fernando Gomes, de 74 anos, nascido em Braga, com o Curso de Pintura Completo da Escola “Soares dos Reis” na cidade do Porto.
Exposições em vários locais do país e no Porto na “Casa do Infante”.


Pede-me o estudante nocturno da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, Fernando Gonçalves Gomes, ora frequenta o 6.º ano, que escrevo uma carta, na minha qualidade de ser professor, para efeito de um pedido de bolsa que fez à Fundação Gulbenkian.
É com vivo prazer que acedo, até por se tratar de um aluno dos mais distintos que tenho leccionado e que tem revelado, a par de belíssima qualidades morais, a maior assiduidade e aproveitamento.
Que na disciplina de Desenho, quer na de Pintura, atribui-lhe sempre – e sem favor algum – as mais elevadas classificações do curso.
Desenha com largueza e segurança; compõe com facilidade e é já um colorista notável.
Numa exposição de artes plásticas que organizei no Orfeão do Porto, teve até uma destacada representação, assim como nos vários certames escolares, em que já obteve um prémio pecuniário.
Considero este candidato merecedor da melhor atenção das Entidades a quem se dirige, não só pelo seu comportamento moral, como pelas notáveis faculdades artísticas que exuberantemente tem demonstrado na Escola.
O facto deste aluno, para apoio do seu pedido, não apresentar quaisquer recomendações especiais, ainda o eleva mais a meus olhos e me dá a satisfação de lhe poder fazer justiça.

Porto, 23 de Março de 1962
Isolino Vaz
(Pintor de arte e professor extraordinário da
Escola de Artes Decorativas “Soares dos Reis”)


Sem comentários:

Enviar um comentário