terça-feira, 17 de abril de 2012

25. Eduardo Matos de Faria

“Polaröidz’s – Porto na Ribeira”
Técnica Mista
40x50 cm
2012
EDUARDO MATOS DE FARIA, nasceu em 31 de Março de 1960, na cidade de Barcelos, onde completou o ‘liceu’, em termos de formação académica, e aí iniciou a sua educação artistica; frequentou e foi fundador de associações culturais e artisticas, no meio escolar e na comunidade, convivendo com artistas e criadores, colaborando na organização de eventos, exposições e acções de divulgação de arte e cultura; dividindo os seus interesses pelas artes plásticas, ilustração e artes gráficas, pela música e escrita, desenvolveu actividades por todas estas áreas, expondo, publicando em jornais e revistas – locais,regionais e nacionais- ilustrações e ‘cartuns’-, criando capas e arranjos gráficos para livros e revistas, cartazes, tocando em várias ‘bandas’ e projectos musicais, escrevendo em jornais e revistas,locais e nacionais.
Mudando-se para Coimbra, onde se licenciou em Direito na respectiva Faculdade da Universidade daquela cidade, aí continuou a sua formação artistica, frequentando o Circulo de Artes Plásticas de Coimbra –CAC- e manteve a participação em exposições colectivas, publicando ilustrações e trabalhos gráficos em jornais e revistas – vg na ‘Vértice’- e fundando outras e ‘fanzines’, de maior ou menor relevância e igual tempo de vida; ao mesmo tempo convivia e frequentava artistas consagrados e cultivava-se no meio artistico e cultural da cidade, de tal modo que o período destinado normalmente à conclusão do curso foi... bastante ultrapassado, com proveito (...diga-se!) para o futuro, tanto profissional, como pessoal!

Voltando à cidade de Barcelos, dedicou-se, durante mais de vinte anos à Adevocacia, com algum êxito, realização pessoal e profissional e... financeira. Durante este período manteve a produção artistica, participando periodicamente em exposições colectivas, satisfazendo encomendas e concorrendo a trabalhos para entidades públicas e privadas. Está representado em colecções particulares e públicas, em Portugal e até no estrangeiro, e os seus trabalhos gráficos – ilustrações, ‘cartuns’ e desing gráfico- estão espalhados por publicações várias, nacionais e internacionais.

Desde há uns anos decidiu dar por concluída a dedicação previlegiada à causa da justiça e dedicar-se com maior empenho e profundidade à arte e à cultura, maxime ás artes plásticas: neste contexto produziu a sua primeira exposição individual, que constituia uma visão da produção artistica daquela ‘carreira’ intermitente até à data, que teve o nome – e a intenção... – de “Reset” , decorreu durante um mês na Biblioteca Municipal de Barcelos, com bastante êxito, sendo o evento cultural do ano na cidade em termos de afluência de público, de critica e da recepção por parte dos especialistas e da comunidade artistica ( Cf. os recortes abaixo ), além... de idêntico êxito em termos de vendas de obras, o que contribui para ‘espalhar’ o trabalho e sustentar o seu valor.

A exposição foi solicitada por várias instituições culturais municipais e por galerias para ser exibida nesses locais e integrada nas respectivas agendas, e diversas obras integraram a oferta de algumas galerias, havendo contactos e acordos já adiantados e datas fixadas para apresentar a exposição noutros locais.

Acontece que, na mesma ocasião em que “dava à luz” esta nova faceta da sua vida, a ... vida abria uma outra que não estava ‘prevista’ nos projectos: naquele preciso momento nascia o seu ‘não programado’ filho, que viria a ser uma das suas melhores ‘obras’, mas que absorveu a quase totalidade destes três últimos anos, ‘obrigando’ a adiar e anular muitos dos projectos que se apresentavam... e, é claro!, apesar de tudo ‘valeu a pena’ viver a experiência de ser pai, mesmo serôdio...

Surge agora a 2ª MOSTRA DE ARTE DA GALERIA VIEIRA PORTUENSE, e esta era uma oportunidade de conhecer o meio, a arte e os projectos que existem actualmente, bem como dar a conhecer o trabalho e conhecer as opiniões sobre as obras, por parte de quem é competente para o fazer.

A exigência de só se aceitar uma obra por artista criou uma dificuldade na escolha que ainda está longe de ser ultrapassada...

Sem comentários:

Enviar um comentário